terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Abraham Weintraud - a pior das piores tuitadas do ano de 2019




O ministro da educação Abraham Weintraud num de seus pronunciamentos desastrosos chamou o Marechal Deodoro da Fonseca de traídor. O mais impressionante é que não houve qualquer manifestação das forças armadas a respeito deste lamentável pronunciamento. Marechal Deodoro, sem dúvida nenhuma, é um grande herói nacional e merece todo nosso respeito, ainda que discordemos de  sua atuação em alguns processos históricos. Além do mais, Marechal Deodoro lutou em três campanhas, estando presente na última a guerra do Paraguai, inclusive perdeu três irmãos em batalhas.

Resultado de imagem para ministro da educação chama marechal deodoro de traidor“Hipólito e Afonso, que morreram na batalha de Curupaiti, e Eduardo, que tombou em Itororó, todos no mesmo ano. Minha querida mãe, dona Rosa, ao receber a notícia da morte dos filhos, só quis saber se tinham morrido com honra. Fiquei cinco anos na guerra. E voltei com mais dois irmãos que lá lutaram – M. Deodoro”

Todas as vezes que olho o círculo azul estrelado no centro da bandeira brasileira, fico imaginando Marechal Deodoro escrevendo o decreto n. 4º de 1889. Ele  deveria ter lembrado das noites em campanha, onde o céu estrelado iluminava os acampamentos militares, quando não se sabia se voltaria vivo ou morto ao Brasil e o patriotismo era a esperança. 

No texto abaixo do decreto nº 4, está justificativa das cores e formas da bandeira brasileira esta: "Segundo o Decreto n.º 4, de 19 de novembro de 1889, que criou a bandeira republicana, o auriverde da bandeira imperial foi mantido por se considerar que: (…) as côres da nossa antiga bandeira recordam as luctas e as victorias gloriosas do exercito e da armada na defesa da patria; (…) essas côres, independentemente da fórma de governo, symbolizam a perpetuidade e integridade da patria entre as outras nações."

Se eu pudesse eleger  a pior das piores manifestações do Ministro Abraham Weintraud no twitter no ano de 2019, sem dúvida seria esta. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário